sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Plano Progredir: inscrições para cursos de qualificação profissional vão até 20 de outubro

Iniciativa do governo federal busca promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único, principalmente as beneficiárias do Bolsa Família

Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir. Nesta etapa, serão ofertadas 875 mil vagas em mais de 50 cursos online do Pronatec Oferta Voluntária. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Entre os cursos com maior número de vagas (19.250 cada), estão os de assistente administrativo, representante comercial, vendedor, recepcionista e operador de caixa. As aulas têm início previsto para 30 de outubro e término estimado em 29 de março. A duração dos cursos varia entre 160 horas e 400 horas.

Os interessados devem se cadastrar no Portal Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no endereço www.mds.gov.br/progredir. Ao concluir o cadastro, será possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido. A confirmação da inscrição será comunicada ao aluno posteriormente pela instituição de ensino.

Formação profissional gratuita

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que conta com cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. As aulas são ministradas por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidatam a ofertar os cursos de forma voluntária, sem receber recursos do MEC.

Saiba mais sobre o Progredir

Coordenado pelo MDS, o Progredir é um conjunto de ações articuladas para facilitar o acesso das pessoas inscritas no Cadastro Único a oportunidades de qualificação, emprego e renda. Além dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, a estratégia contará com assistência técnica para autônomos em todo o país, ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertados até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o objetivo é fazer com que as famílias de baixa renda conquistem autonomia e melhorem de vida. “Quem está no Bolsa Família precisa e quer progredir na vida. Temos que oportunizar a essas famílias um futuro melhor, por isso criamos este conjunto de ações”, afirmou.

Para valorizar iniciativas municipais de geração de emprego e renda, o MDS também terá uma premiação específica. O Prêmio Progredir irá escolher as melhores propostas de inclusão produtiva de cada região do país. O edital deverá ser lançado em breve.

Conheça os serviços oferecidos pelo Progredir
Acesso ao mercado de trabalho – Ferramenta de elaboração de currículo para impressão.
Qualificação – Cursos a distância (online) nas áreas de inclusão digital, qualificação profissional e educação financeira, com certificação.
Empreendedorismo – Incentivo ao acesso a microcrédito e à assistência técnica.
Como acessar

A pessoa inscrita no Cadastro Único deverá fazer um cadastro no endereço www.mds.gov.br/progredir, informando dados pessoais. Após o cadastro, será gerado um nome de usuário e uma senha que darão acesso aos serviços do Progredir.

Anote na agenda

Até 20 de outubro
Inscrição das pessoas do Cadastro Único pelo Portal Progredir (www.mds.gov.br/progredir)
De 30 de outubro a 19 de novembro
Candidatos pré-matriculados na plataforma EaD de cada curso validam a matrícula e iniciam o curso
De 30 de outubro a 29 de março
Período de realização dos cursos pelos alunos matriculados
A partir de 29 de março
Emissão de Certificados de Conclusão de Curso para os concluintes (modelo Pronatec)

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.


Em Cachoeira do Sul existem dois CRAS para inscrição das famílias no CadÚnico:

CRAS Frota: Rua Liberato Salzano, 296 - Centro (em frente ao supermercado Tischler da Conde de POA) - FONE: 3724 6081
CRAS Noêmia: Rua Barão do Viamão com a Eduardo Dickluber, 2900 - Bairro Noêmia - FONE 3724 6103

Ao realizar o agendamento, o recepcionista passará ao usuário (a) uma relação de documentos para levar consigo no dia da entrevista. Após isso, este receberá um NIS (número de identificação social) que será usado para ingressar em diferentes programas e benefícios do governo federal como Programa Bolsa Família, BPC, Passe Livre, Tarifa Social de Energia Elétrica, Cartão Reforma, entre outros.

Mais informações: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve
ou pelo Fone 3724 6016 Ramal 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário